Queda de Cabelo – Mulher | Cabelo e Maquiagem – Dicas e Tratamentos de Beleza.
Cabelo e Maquiagem RSS Cabelo e Maquiagem Twitter Cabelo e Maquiagem no Youtube Cabelo e Maquiagem no Facebook

Queda de Cabelo – Mulher



Queda de Cabelo - Mulher

Queda do Cabelo na Mulher

Várias são as causas da queda de cabelo feminino, desde uma diminuição fisiológica do volume dos cabelos na mulher após a menopausa, ao uso de produtos químicos inadvertidamente, até uma forte predisposição genética, sendo comum à associação de vários fatores.
As principais causas de queda do cabelo na mulher são:

•    Pós-parto: quando a mulher está grávida, ela perde menos fios do que perderia normalmente e ao final da gravidez muitos fios entram na fase de repouso do ciclo e caem. Isso ocorre normalmente 2 a 3 meses após o parto, podendo durar de 1 a 6 meses, retornando ao ciclo normal na maioria dos casos.

•    Anemia: a deficiência de ferro pode ocorrer por uma diminuição da ingestão ou absorção do ferro ou por uma perda crônica através do sangue, como por exemplo, em mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume. Essa deficiência pode ser detectada através de exames de sangue e corrigida com o uso de medicações para repor o ferro.

•    Dieta pobre em proteínas: dietas não balanceadas podem levar a uma ingestão inadequada da quantidade de proteínas e o corpo irá economizar as proteínas nos cabelos, fazendo com ele passem para a fase de repouso, o que acarretará em uma perda grande dos fios. Isso pode ser prevenido e tratado através de uma dieta balanceada, com as quantidades adequadas de proteína.

•    Uso de produtos inadvertidamente: o uso de tinturas, água oxigenada, permanentes, alisantes, descolorantes e outros produtos podem enfraquecer os cabelos levando a sua queda. Nestes casos é necessário interromper o uso até o crescimento de novos fios.

Queda de Cabelo e Cuidados

Queda de Cabelo e Cuidados

•    Infecção por fungos: ocorrem áreas de descamação no couro cabeludo com vermelhidão e inchaço, deixando os fios quebradiços. Essa infecção é contagiosa e deve ser tratada com o uso de medicamentos.

•    Uso de medicamentos: alguns medicamentos podem ter como efeito colateral à queda temporário dos cabelos.

•    Uso de pílulas anticoncepcionais: algumas mulheres podem ter uma perda dos cabelos com o uso das pílulas anticoncepcionais, e caso isso ocorra, devem procurar o seu ginecologista. A interrupção do uso das pílulas também pode desencadear a queda dos cabelos 2 a 3 meses após o término do uso. Esse fato ocorre de maneira semelhante ao que ocorre no pós-parto.

•    Distúrbios da tireoide: a diminuição ou o aumento da produção dos hormônios da tireoide, denominados de hipotireoidismo e hipertireoidismo, respectivamente, podem causar a queda dos cabelos. Essas alterações podem ser diagnosticadas pela medida dos hormônios no sangue e seu tratamento pode corrigir a perda dos cabelos.

•    Febre e infecções: febre alta e infecções como uma gripe forte podem levar a uma queda excessiva dos cabelos por 4 semanas a 3 meses, cessando espontaneamente.

•    Estresse: algumas situações, como grandes cirurgias e doenças crônicas, resultam em estresse para o organismo podendo levar à queda dos cabelos. O estresse psíquico também pode aumentar a perda dos cabelos. Caso essas condições sejam passageiras, como no caso das cirurgias, a queda se reverte espontaneamente.

Stress X Queda do Cabelo

Stress X Queda do Cabelo

•    Alopécia areata: é a perda dos cabelos em uma pequena área arredondada. A causa é ainda desconhecida. Pode ser tratada com medicamentos tópicos ou sistêmicos.

•    Calvície hereditária: essa tendência genética pode ser herdada pelo lado materno ou paterno, e as mulheres apresentarão cabelos ralos, não se tornando completamente calvas. Também chamada de alopécia androgenética, ocorre devido a grandes concentrações de hormônios masculinos ou aumento da sensibilidade à ação desses hormônios. Seu aparecimento pode se iniciar ainda na adolescência e existem alguns medicamentos tópicos que podem amenizar o problema.

•    Queda por pressão: a queda dos cabelos pode ser devida a uma tração dos fios, como em sessões de alisamento, ou por pressão provocada pelo uso constante de chapéus apertados.

•    Outras causas: podemos citar ainda como causas de queda dos cabelos os tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia), lúpus, tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas e abuso dos secadores de cabelo.

Ao que perceber que seus cabelos estão caindo em grande quantidade é importante consultar seu dermatologista. Em paralelo ao tratamento dermatológico, as mulheres podem procurar um endocrinologista e inclusive o ginecologista para pesquisarem a possibilidade de doenças que podem estar levando a queda do cabelo, como por exemplo: tumor de ovário ou adrenal, anemia, ovário policístico, alterações no funcionamento da tireóide e outras.
Para o tratamento é importantíssimo descobrir a causa da queda de cabelo, com o diagnóstico correto o tratamento é iniciado com exatidão.

Você pode comentar este artigo, ou divulgar este material no seu site.

9 Respostas to “Queda de Cabelo – Mulher”

  1. kesha disse:

    Meu nome e Kesha sou,a cantora e, tenho muita queda de cabelo mais passo muita tinta, descolorante, e minha mae fala que estou ficando com o cabelo com as pontas duplas. Eu queria saber, se eu poderia continuar fazendo e passando tintas no cabelo mas sem danificar sem ficar muito ruim, obrigado as dicas que vc falou eu fiquei super atenta.
    BEIJOS VCE SUPER.
    THAU ESPERO RESPOSTA.

  2. amanda disse:

    Meus cabelos estão caindo muito por causa de produtos quimicos,qual tipo de produto eu devo usar para parar com as quedas.

  3. como fortacer o meu cabelo para crescer?
    Gostei muito desta matéria

  4. Valeu, são boas d.icas para cuidar da beleza feminina

  5. Alice disse:

    Oi Francisca! Obrigada pelo carinho flor! Super obrigada! Mil beijos – Alice.

  6. Alice disse:

    Oi Francisca, que ótimo que gostou, confira a resposta para a sua dúvida na matéria: Como fortalecer o Cabelo
    Espero que goste! Mil beijos, Alice.

  7. jessica disse:

    Sou Jessica, dou guarindina, faz bem para o cabelo que é fino e crespo e está caindo, é uma cera que faz bem.

  8. Leticia disse:

    usei tinta duas vezes e hoje meu cabelo cai faço bastante hidrataçao,escova,chapinha e ele so cai quando estou de cabelo natural
    quando estou de escova naum cai o que deve ser

  9. Luciane disse:

    Boa noite!!!

    Meu cabelo esta caindo muito ,não sei mais oque fazer …

    Eu fiz progressiva mais a ultima vez foi em Dezembro e tomava anticoncepcional e parei em dezembro fui ao dermatologista fiz exames tudo ok !!! oque fazer ?? já estou ficando desesperada.

Comente este artigo: